quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Quadrado recebe Feira do Livro Independente no feriado

Por Diego Queijo (DP)

Em pleno Dia de Finados, uma opção para quem quer ficar inserido na literatura local e aproveitar o feriado: na sexta-feira (2), das 10 às 22h, ocorre no Quadrado (início da rua Alberto Rosa) a 2ª Feira do Livro Independente e Autônoma de Pelotas, a Flia.

"Um livro não é um livro, mas sim um homem que fala através do livro". A frase é do novelista e jornalista italiano Alberto Moravia, e trata o livro como a voz do autor. Reunir pessoas que falam através de livros e das mais variadas formas de expressão é um dos objetivos da organização da Feira de Pelotas. Somando artistas, sejam eles literatos, músicos, artesãos, artistas plásticos, visuais, cênicos, cozinheiros e afins, de acordo com duas das organizadoras do evento, Eliane Rubim e Ediane Oliveira, o objetivo é proporcionar voz aos escritores e artistas independentes. “Queremos tirar o escritor de seu ponto isolado e lançar a possibilidade de união mostrando alternativas para materializar o livro. É um encontro para fortalecer a cena literária da cidade”, afirma Eliane.

 De acordo com Ediane, o espaço aberto pela feira é um dos grandes pontos a serem destacados pelo evento. "A Feira oferece esse espaço aos autores como uma vitrine do que Pelotas tem produzido atualmente", disse.



Origem portenha

A Flia ocorre todos os anos em diversas cidades do mundo. Eliane é uma das idealizadoras do evento e diz que encontrou inspiração na capital da Argentina. A Feira teve início em Buenos Aires, com a Feria Del Libro Independiente y Alternativa, em um estacionamento abandonado próximo à faculdade de Ciências Sociais da capital portenha. 

A Flia de Buenos Aires já chegou a sua 21ª edição e se espalhou por outras cidades argentinas como Córdoba, Rosário e Mar del Plata. Sem contar países como Chile e Paraguai, além do Uruguai, que realiza sua primeira Flia em Montevidéu nos dias 17 e 18 de novembro.



Programação literária
 
Pela manhã serão realizadas oficinas como de restauração de livros e de confecção artesanal de livros. À tarde, apresentações e rodas de conversa. “Mas teremos dança, teatro, culinária artesanal, música e contos de histórias para crianças”, afirma Ediane.

Entre os escritores com presença confirmada no evento estão Lory Ricardo, Marília Kosby, Diogo Souza Madeira, Alexandre Nunes, Julia Porto, Lucas Moraes, Márcio Ezequiel e Jorge Braga. Para mais informações e programação completa, clique aqui e acesse o site.



Serviço

O quê: Flia - Feira do Livro Independente e Autônoma

Quando: sexta-feira (2/11/2012), das 10h às 22h

Onde: Quadrado (início da rua Alberto Rosa)

Nenhum comentário: