quinta-feira, 12 de abril de 2012

“Receitas que vinham na minha memória: pelo paladar, pela lembrança...”

.
Livro Memória Culinária: Coisa de Vó da escritora mineira Junelise Martino reúne passado e literatura

Quando o escritor Mia Couto escreveu: “Cozinhar é um modo de amar os outros”, ele estava certo. Na busca de homenagear duas avós pelos ensinamentos de receitas desde a infância, Junelise Martino escreveu – e produziu, através de suas próprias mãos, – o livro artesanal Memória Culinária: Coisa de vó.

Partindo de seu estudo e gosto pela literatura, o livro – inicialmente idealizado em uma disciplina do curso de Letras – uniu o ato poético de cozinhar com o formato antigo de caderno de receitas: aqueles bem preparados para as confraternizações de amigos e famílias; cadernos rabiscados, escritos a mão, com recortes e detalhes.

O livro não apenas faz o leitor acompanhar cada palavra através da leitura, mas também aguça outros sentidos humanos. Ele faz sentir cheiros de ervas e temperos e chama o sentido de tocar em cada pedaço que o compõe, com colagens de embalagens.

Falando sobre o processo de criação do livro e sua inserção em projetos culturais em Pelotas, a escritora Junelise Martino conversou comigo para o ‘Quadro Cultural’ do programa de TV Nossa Luta.


Nenhum comentário: