segunda-feira, 16 de maio de 2011

Clube Social 24 de Agosto: Um Patrimônio Afro-Brasileiro


O Clube Social 24 de Agosto, da cidade de Jaguarão/RS, foi fundado em 1918, por Theodoro Rodrigues e Malaquia de Oliveira, como um espaço de sociabilidade para as populações negras jaguarenses impedidas de freqüentar outros meios sociais da cidade na época de seu aparecimento.

No contexto atual, o Clube vem sofrendo por conta de um leilão (!) da sede que abriga a instituição há mais de 30 anos. Esse prédio foi fruto de uma campanha encabeçada pela diretoria do Clube em 1958.

Porém, não se trata somente da venda do prédio e de sua possível demolição, mas sim do significado e da importância que essa instituição tem para a comunidade afro-jaguarense, tanto no passado, pelo impedimento de participar de outros meios sociais, como no presente, pelo símbolo de luta e liberdade que representa.

Diversas manifestações e medidas estão sendo tomadas, com o apoio de professores, governo local e demais membros da comunidade jaguarense, a fim de que se possa reverter o leilão da sede social do clube – o prédio foi leiloado em 2007 por conta de dívidas com o Ecad.

Neste domingo houve o abraço ao Clube 24 de Agosto e, além disso, está correndo na internet uma petição pública para assinatura daqueles que desejam apoiar a causa do 24 de Agosto.

ASSINE A PETIÇÃO AQUI.

Nenhum comentário: