quinta-feira, 28 de abril de 2011

Conferência Estadual de Cultura


Vou amanhã (29) para Santa Maria/RS, onde fico até sábado para participar da Conferência Cultura Para o Rio Grande Crescer, evento que buscará a participação de representantes da cultura de diversos cantos do estado para encaminhamentos (e são muitos) relacionados às políticas culturais no Rio Grande do Sul.

No último sábado (23), Pelotas sediou o “Diálogos Culturais” na Câmara dos Vereadores, onde expressou-se como um pré-encontro da Conferência Estadual, sendo já mapeadas algumas questões urgenciais para a discussão em Santa Maria, a partir de amanhã.

A Conferência Estadual terá a participação do Secretário Estadual de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, e, através das diferentes mesas de debates, o encontro buscará avançar na formulação do Sistema e do Plano Estadual de Cultura, nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, cidadania cultural, culturas populares, economia da cultura, livro leitura e literatura, Memória e Patrimônio e música.

O último governo deixou nosso estado à beira do abismo em diversos setores. A cultura acabou sofrendo com perdas e retrocessos nas tantas demandas que sempre possuiu. Cortes excessivos e falta de apoio. Um desastre.

Espero – esperançosamente, com a ambigüidade que o termo possui, que eu possa voltar com alguns protótipos de avanço para a realidade cultural, principalmente no que diz respeito ao incentivo da interlocução direta do Estado com a sociedade civil e as organizações alternativas e comunitárias, buscando a construção de colegiados setoriais para as diferentes áreas da cultura.

Confira a programação clicando na imagem abaixo:

Um comentário:

Everton Fonseca disse...

um bom começo desse novo governo!

defende por nós os processos da música independente please! e depois nos passa o relatorio. abç