segunda-feira, 21 de março de 2011

Tua

Qualquer semelhança, é mera coincidência na postagem de um vídeo da cantora e intérprete Maria Bethânia ser destacado aqui em plena polêmica época envolvendo algo tão importante na vida social que é a cultura. É claro que o debate em torno dos milhões de reais sendo negociados através do Ministério da Cultura para a manutenção de um blog pela cantora, tem causado surpresa (mais uma entre tantas!) e protestos.

Verdade ou não, é momento para mais uma vez se debater acerca da grande desigualdade existente em todos os setores do nosso País. Refletir não apenas quando notícias bombásticas surgem como faísca em redes sociais, agendando as falas da população nas últimas semanas. Precisamos de frutos vivificados, continuados; necessitamos de firmezas em nossos direitos e manifestações, por um Brasil mais justo.

É absurdo, sem dúvida alguma, em um país onde a informação e a ampliação da livre difusão de compartilhamento de ideias e percepções tem avançado - sendo considerado com um dos grandes pólos de circulação de informações através do uso frenético da tecnologia - estar regredindo na democracia da cultura e da arte. Mas isso é papo para outra hora. Em breve. E com calma.

Polêmicas , opiniões, verdades, mentiras e pontos de vista a parte, hoje quero compartilhar essa bela poesia de Adriana Calcanhoto, interpretada por Bethânia. Calcanhoto enviou, por carta, um disco com 3 canções na sugestão de ser interpretada pela cantora baiana. A escolha rapidamente foi “Tua”, sendo gravada no disco “Encanteria” e no DVD de 2010.

A voz de Bethania é suave. Pura. Madura. E tocante.



Dentro da noite voraz
Detrás do avesso do véu
Atravessa este verso
A vontade nua

Tua, tua
Tua e só tua

Dentro da noite feroz
No breu das noites brancas de hotel
No clarão, no vasto, no vago
No vão, no não, na multidão

Tua, tua
Tua e só tua

Dentro da noite fulgás
Estrelas a se consumir
Arde o gás que faz esta canção
Será que você vai me ouvir?

Tua, tua
Tua e só tua

Na areia, na neve marinha
No dentro do dia, tua
Na areia, na neve marinha
No motor do dia, tua

Tua, tua
Tua e só tua.

2 comentários:

Jun disse...

to dizendo: gosta de Danzig a maria bethania, poesia, política e é linda. God, faça-me crer! kkkkkk B-JO. (L)

Anônimo disse...

tua ..queria mesmo que fosse