terça-feira, 28 de setembro de 2010

PSOL tenta reduzir danos futuros

O candidato do PSOL ao Senado, Prof. Lucas, retirou seu nome da disputa eleitoral para apoiar o senador Paulo Paim, candidato à reeleição pelo PT





Com preocupação aos índices das pesquisas indicadoras da possibilidade de Ana Amélia Lemos (PP) e Germano Rigotto (PMDB) serem os dois candidatos eleitos, a decisão do PSOL é fruto de conversas entre os membros do partido e Paim. O acordo foi oficialmente selado com votação na diretoria, na última sexta-feira (24), decidida com 10 votos favoráveis e um contrário.


Em nota pública divulgada pelo PSOL no dia da decisão, o partido declarou:

“Todos conhecem a luta do PSOL pelo fim do fator previdenciário, para que o reajuste dos aposentados seja vinculado ao do salário mínimo e para somar forças contra novos ataques à previdência. O PSOL tem esta luta como uma das suas prioridades e continuará conclamando a população a se organizar e se mobilizar, sendo este o caminho principal para obter conquistas, ao mesmo tempo, é necessário fazer escolhas eleitorais. Neste sentido, achamos importante a manutenção do mandato de Paim como Senador. Temos diferenças políticas com o Senador, mas, em nossa luta contra os ataques da previdência e aos aposentados, preferimos o seu nome na comparação com os outros candidatos das grandes coligações. "

A notícia causou polêmicas, obviamente. De um lado, as opiniões declaram a satisfação demonstrando em suas manifestações, a coerência do PSOL através de suas bandeiras e amadurecimento em pensar na pluralidade de um sistema democrático que preza mais pelo serviço público do que no status do partido. Por outro, a decisão deu margem a declarações decepcionadas de eleitores favoráveis ou não ao PSOL, acusando-o de sectário, traidor e incoerente com seu discurso.

De acordo com o PSOL, ainda em sua nota publicada, a coordenação declarou: “as muitas vezes que tivemos unidade com Paim aconteceram quando o Senador contrariou posições do PT, de defesa da política do governo federal Lula/Dilma, que no que se refere à previdência seguiu a mesma orientação privatista de FHC/Serra.”
Com isso, apoiar Paim em um momento em que o Rio Grande do Sul está à beira de ser liderado pela direita, reflete na busca de evitar danos futuros.

Luis Carlos Lucas, o candidato do PSOL que retirou sua candidatura ao senado, é professor aposentado da Universidade Federal de Pelotas, tem 63 anos, foi militante na luta contra o regime militar e em 2008, concorreu à prefeitura de Pelotas.

Nenhum comentário: