terça-feira, 20 de julho de 2010

Novo Espaço Arte homenageia Chico Madrid

Obras do conhecido "Fred" na Sociedade Científica Sigmund Freud

Por Fábio Rosário:


Um ano após a morte do colega, sempre jornalista e amigo Frederico Anderson Madrid Francisco, suas fotos são transformadas em tributo pela Sociedade Científica Sigmund Freud. Ela inaugura nesta terça-feira (20), às 20h, o novo Espaço Arte com o nome do artista, que tem na data do dia 20 de julho mais duas homenagens: seu aniversário e o Dia do Amigo.

Chico Madrid, como era conhecido no mundo profissional das lentes, mostrou a essência do lugar chamado de "Fim do Mundo" na cidade Ushuaia -localizada no limite sul da província Terra do Fogo- na Argentina. Se nas fotografias o fotógrafo conseguiu ir muito além; a viagem, uma das últimas do aventureiro, captou em cada imagem o sentido da vida, da emoção e da pura paixão pelo fotojornalismo.

Fred, como é chamado pelos mais próximos - teve um problema de saúde, com o sistema imunológico abalado por fatos anteriores, em poucos dias se transformado em infecção generalizada.

Sua morte foi muito rápida, fulminante. De acorodo com o pai, Bruno Salésio da Silva Francisco, o drama foi como um forte momento doloroso e somente hoje consegue falar sobre o assunto.

A homenagem da Sigmund Freud justo no dia em que completaria 29 anos é sinal de que sua mensagem de luta, humanismo, "ser" comunicador social e busca pela igualdade social foi compreendida.

A exposição fica aberta até o dia 18 de agosto na Sociedade Científica Sigmund Freud (rua Princesa Isabel, 280, sala 302) com entrada franca.

A RádioCom e o Núcleo Popular de Jornalismo guardam na memória momentos inesquecíveis junto com o colega/amigo que deixou marcado seu amor na fotografia e na vida.


*Fábio Rosário é jornalista da RádioCom.

Um comentário:

Aleksander Aguilar disse...

Salve Fred! abraço de irmao! valeu fabio!