sábado, 12 de junho de 2010

Eles querem nos calar...

A Anatel fechou um ambiente de comunicação, além de apreender os equipamentos da Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul

Há exatamente 1 dia, em 10 de junho de 2010, ocorreu o mais arbitrário fato até então vivenciado na radiodifusão comunitária do Brasil. A Anatel fechou, bem como apreendeu os equipamentos da Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul no RS, sendo que esta estava funcionando de forma legalizada, com outorga concedida pelo estado brasileiro, inclusive pelo Congresso Nacional.

Os técnicos, sob a argumentação de que a rádio estaria fora das especificações técnicas, apreenderam com o auxílio de força policial os equipamentos que possibilitam que á rádio permaneça no ar, quando, na verdade, o máximo que poderiam fazer, antes de que fosse comprovada qualquer irregularidade, seria lacrar os equipamentos.

O encerramento das transmissões de uma emissora de radiodifusão habilitada e com concessão pública por força da ação de técnicos da ANATEL jamais foi registrado e mesmo o fechamento de uma rádio pública é algo sem precedentes na história do País.

Ainda a atuação da Brigada Militar, que ciente de estar cometendo uma irregularidade, acompanhou e garantiu, mesmo não tendo atribuição para isso, a retirada dos equipamentos e sua apreensão.

Impressiona muito o envolvimento na construção desta ação da Brigada Militar, que estava sempre acompanhando desde antes de se fazer a fiscalização a ação da ANATEL.

No momento, dirigentes da Rádio Comunitária estão na sede da Polícia Federal em Santa Cruz do Sul, para onde foram levados os equipamentos e o representante da Rádio como preso.

.

Mais ainda impressiona toda a censura frenética, autoritária e tão incoerente que se faz nesse processo.

As vozes estão sendo caladas... diante dos nossos olhos.
Os sons livres. Os passos pelo espaço.
.. ainda diante de nós.
Temos sido vítimas de nossa própria vontade de libertação.

Lamentável. Arrepiante...

E que essa injustiça exercida pelo poder errôneo, torne-se em liberdade sã.
.

Mas mudando de pranto para satisfação, hoje quero lembrar de uma data importante dentro da história da comunicação, da minha cidade e da minha vida.

12 de junho, aniversário da minha querida RádioCom: segunda casa, primeira escola e eterna paixão. Meu ambiente de trabalho, aprendizado e muito prazer. Local onde encontro amigos, pessoas interessantes, e surpresas do 'acaso' capazes de transformar minha realidade; onde vejo a notícia de forma mais real e mergulho num espaço surreal da música, da arte e do conhecimento mais reflexivo.

Já são quase 3 anos de muito gosto em poder fazer parte dessa grande família, colaborando com o que posso, de maneira que esse espaço só venha crescer ainda mais.

Parabéns RádioCom, pelos seus 9 aninhos de fomentação da cultura local e do pensamento crítico que é tão distante em alguns meios. Parabéns àqueles que no passado fizeram do impossível o possível para que se tornasse real em dias distantes e atuais a sua transmissão.

E parabéns Rádiocom, pela sempre presente vontade de libertar essas diversas cadeias sociais que tanto insistem em fechar os horizontes da nossa gente.

Me sinto feliz por fazer parte disso tudo.

E meu desejo é que não nos calem... mas que nos permitam voar.
E se não permitirem, que ainda assim permaneçamos firmes, com os mesmos propósitos...
Em paz, ainda que na guerra... Sempre.

Um comentário:

Jun disse...

querem calar, mas nao vao conseguir. Gosto desse seu jeito pra tudo, até para falar do seu trabalho;bjo jun.